Idanha-a-Nova Cidade Criativa da Música
Rede de Cidades Criativas da UNESCO,
desde 11 de dezembro de 2015.
Conferência 3'C

Conf . 3C

 

Conferência 3'C - Cérebro, Coração e Criatividade

"Sentir a música, criar a união do coração com a razão"
André Viamonte | Musicoterapeuta

I Congresso Nacional de Fisiologia Clínica / 20 de maio, sábado, 16h45 

Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova, Portugal

Conferência 3'C - Cérebro, Coração e Criatividade

André ViaMonte é compositor, cantor e musicoterapeuta pelo Mestrado da Universidade Lusíada em Lisboa. O seu contacto com as problemáticas sociais, ligadas à violência ao abuso e a outras áreas ligadas ao ramo da saúde levaram a uma consciencialização quanto artista, compositor deram-lhe a certeza da criação de um álbum diferente ligado a histórias e processos reais com quem trabalhou.

Trabalhou durante a sua tese de Mestrado no Projecto Alkantara no Casal Ventoso, com populações idosas em diversas áreas de reabilitação. Após a sua tese percebeu a importância da Criatividade na Música como forma de expressão.

Em 2014 iniciou a sua obra musical com temas que estiveram ligadas a processos de reabilitação e da aplicação da musicoterapia. O álbum VIA quer no álbum quer em concerto passam a ter uma intervenção não só como entretenimento mas também como música com a missão de: “(…) sentir e com o objectivo de mobilidade emocional levando a música a uma via de união pelo sentimento baseada na empatia gerando sentimentos de pertença, respeito e tolerância.”

Um trabalho diferente não só pela sua concepção, onde a reabilitação | cura é vista como uma fonte de inspiração, bem como pelo resultado da música em si.

 

+info: Fotos | Video I | Video II

 

 

 

Grupo Rosmaninhal
A vitalidade das tradições quaresmais de Idanha-a-Nova reflete-se, mais uma vez este ano, nos convites endereçados a grupos do concelho para apresentarem os seus cantares em diferentes pontos do país.[...]
Idanha-a-Nova acaba de ser classificada como Cidade da Música, no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.[...]
O Encontro Internacional As Cidades Criativas e a Música, que decorreu entre os dias 26 e 28 de Fevereiro último, em Idanha-a-Nova[...]
Ads 304X150 4
Destaque Vinde às Terras da Idanha

Ads 304X150 5

Idanha Nova   Centro Cultural Raiano   Geoparque UNESCO Naturtejo   Reserva Biosfera Tejo Internacional