Idanha-a-Nova Cidade Criativa da Música
Rede de Cidades Criativas da UNESCO,
desde 11 de dezembro de 2015.
Idanha-a-Nova e a Música
Tradições

O Adufe é o verdadeiro símbolo da identidade local, sendo um bom exemplo da preservação das tradições que caracterizam o Município de Idanha-a-Nova. Embora antigamente pudesse ser encontrado noutras regiões do país, este género de pandeiro bi-membranofone só aqui mantém ainda hoje alguma vitalidade e projecção. Feito de pele de ovelha ou cabra montada numa armação quadrada de madeira, forma uma caixa de ressonância estreita, dentro da qual são colocadas sementes, areias, soalhas ou mesmo caricas, para enriquecer o seu som peculiar. Tocado por mulheres – as adufeiras – é feito principalmente no Centro de Artes Tradicionais e na oficina de José Relvas.

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova tem transformado o vasto conjunto de celebrações ligadas ao ciclo quaresmal e pascal em mais-valia cultural e turística. Nos últimos anos, o município beirão tem preservado, valorizado e inventariado todo este património imaterial.

Thumbnails 304X192 1 Territorio
Idanha-a-Nova situa-se na região centro de Portugal enquadrada pelos concelhos de Penamacor, Castelo Branco, Fundão e por Espanha. Situa-se a 286 km de Lisboa. É sede de um dos maiores municípios d [...]
Ads 304X150 4
Destaque Vinde às Terras da Idanha

Ads 304X150 5

Idanha Nova   Centro Cultural Raiano   Geoparque UNESCO Naturtejo   Reserva Biosfera Tejo Internacional