Idanha-a-Nova e a Música
Território
Idanha-a-Nova situa-se na região centro de Portugal enquadrada pelos concelhos de Penamacor, Castelo Branco, Fundão e por Espanha. Situa-se a 286 km de Lisboa.
É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1.412,73 km² de área e 9.716 habitantes (2011), subdividido em 17 freguesias.
O território, pela sua riqueza geológica, faz parte do Geoparque da Naturtejo nele se inserindo, também, o Parque Natural do Tejo Internacional. Este é dos parques mais importantes da Europa, onde coexistem harmoniosamente centenas de espécies animais e vegetais. As actividades económicas tradicionais são ainda hoje parte integrante desta mancha florestal, com as cristas quartzíticas de Penha Garcia, o inselberg granítico de Monsanto e a campina de Idanha-a-Nova. Ícones turísticos da região são as Aldeias Históricas de Monsanto e Idanha-a-Velha, bem como as povoações de Penha Garcia e Proença-a-Velha.
O património histórico de Idanha-a-Nova é muito diversificado, constituído pelos seus castelos, dos quais 8 templários, pelas igrejas matrizes das 17 freguesias, as misericórdias, capelas e ermidas. Importantes são ainda o património de arte sacra, os vestígios de arqueologia agrícola bem como todos os testemunhos ainda presentes e vividos das tradições orais.