Idanha-a-Nova Cidade Criativa da Música
Rede de Cidades Criativas da UNESCO,
desde 11 de dezembro de 2015.
Notícias & Agenda
Idanha-a-Nova já é Cidade da Música da UNESCO

Idanha-a-Nova acaba de ser classificada como Cidade da Música, no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

O anúncio, feito em Paris, na sexta-feira, 11 de dezembro, confirmou Idanha-a-Nova como a primeira localidade portuguesa a entrar no grupo de Cidades Criativas da Música.

A lista das novas Cidades da Música é composta por Idanha-a-Nova (Portugal), Adelaide (Austrália), Katowice (Polónia), Kingston (Jamaica), Kinshasa (República Democrática do Congo), Liverpool (Reino Unido), Medellín (Colômbia), Salvador (Brasil), Tongyeong (República da Coreia) e Varanasi (Índia).

Sevilha (Espanha), Bolonha (Itália), Glasgow (Escócia), Gante (Bélgica), Bogotá (Colômbia), Brazzaville (Congo), Hamamatsu (Japão), Hannover e Mannheim (Alemanha) são as restantes Cidades da Música da UNESCO.

A entrada de Idanha-a-Nova nesta rede prestigiante é o reconhecimento “do investimento que temos feito no sector cultural e, sobretudo, a ambição de, através da cultura e das indústrias criativas, promovermos o desenvolvimento social, económico e cultural sustentado do concelho”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

A chancela da UNESCO demonstra ainda que “Idanha-a-Nova e os territórios do Mundo Rural são espaços de oportunidade e criatividade, capazes de concretizar projetos de afirmação no contexto da Europa e do Mundo”, referiu o autarca.

A candidatura foi realizada pela Câmara de Idanha-a-Nova, preparada em colaboração com a consultora IPI Consulting Network e diversos stakeholders locais, nacionais e internacionais, contando com o apoio da comunidade idanhense, que tem no Adufe, símbolo maior da riqueza e da tradição musical do concelho, o “porta-voz” do projeto.

O património musical de Idanha-a-Nova e a vivência única e inovadora que a música proporciona neste concelho foram alicerces da candidatura a Cidade da Música.

Idanha-a-Nova tem uma identidade intimamente ligada à música: aposta em infraestruturas, investiga profundamente as suas tradições, acolhe um número raro e diversificado de grupos tradicionais e promove, ao longo do ano, uma quantidade impressionante de eventos ligados à música, desde a eletrónica mais moderna aos sons tradicionais, passando pelo registo erudito, num contexto de experiência extraordinariamente diversificado e transversal a todo o território.

O Boom Festival, o Fora do Lugar - Festival Internacional de Músicas Antigas e o Eco Festival Salva a Terra são alguns dos mais representativos, entre os eventos dedicados à música que se realizam no concelho, onde as residências artísticas constituem outro fator de destaque no plano da intervenção cultural associada à música.

A classificação da UNESCO é um reconhecimento e um estímulo, que irá reforçar a estratégia de desenvolvimento do concelho, estimulando a criação de riqueza e emprego e contribuindo para a fixação e captação de população. Idanha-a-Nova afirma-se, assim, enquanto destino de excelência no âmbito das indústrias criativas e parceiro de exceção na troca de experiências e conhecimentos com várias cidades nacionais e internacionais, abrindo um precedente extraordinário ao consagrar o reconhecimento do valor das capacidades de desempenho  dos territórios de pequena dimensão/ baixa densidade a uma escala global. 

Para mais informações: http://www.unesco.org/new/en/media-services/single-view/news/47_cities_join_the_unesco_creative_cities_network/

Grupo Rosmaninhal
A vitalidade das tradições quaresmais de Idanha-a-Nova reflete-se, mais uma vez este ano, nos convites endereçados a grupos do concelho para apresentarem os seus cantares em diferentes pontos do país.[...]
O Encontro Internacional As Cidades Criativas e a Música, que decorreu entre os dias 26 e 28 de Fevereiro último, em Idanha-a-Nova[...]
Está a ser preparado o Encontro Internacional “As Cidades Criativas e a Música” programado para os dias 26 a 28 de Fevereiro de 2015 em Idanha-a-Nova[...]
Ads 304X150 4
Destaque Vinde às Terras da Idanha

Ads 304X150 5

Idanha Nova   Centro Cultural Raiano   Geoparque UNESCO Naturtejo   Reserva Biosfera Tejo Internacional