Idanha-a-Nova Cidade Criativa da Música
Rede de Cidades Criativas da UNESCO,
desde 11 de dezembro de 2015.
Idanha-a-Nova e a Música
História

Há em todo o concelho numerosos vestígios pré-históricos de ocupação, como menires e antas. Os Romanos tiveram uma influência importante, nomeadamente nas freguesias de Monsanto, Idanha-a-Velha e Ladoeiro e nas campinas de Idanha-a-Nova, onde existiu uma villa romana, assinalada num mosaico descoberto. Após a queda do Império Romano, dominaram os Suevos e os Visigodos, sendo dessa época a criação da célebre diocese da Egitânia.

Em 1187, foi construído um castelo por Gualdim Pais e em 1510 D. Manuel outorgou-lhe foral.

No património arquitetónico, destaca-se a Egitânia, uma estação arqueológica do ano 534, que foi uma da mais importantes cidades da Lusitânia, subsistindo ainda os troços das calçadas romanas e a ponte românica, construída sobre o rio Ponsul.

Destaca-se ainda o castelo, de 1187, mandado construir por Gualdim Pais, a igreja matriz, do século XVI, que possui três naves, apresenta um pórtico da renascença e uma abóboda artesoada na capela-mor, a Igreja da Misericórdia e a Capela da Senhora do Almortão, construída no local onde terá aparecido uma imagem de uma santa e que é local de romaria, realizada no segundo domingo de maio.

Existem ainda no concelho várias casas brasonadas.

Thumbnails 304X192 1 Territorio
Idanha-a-Nova situa-se na região centro de Portugal enquadrada pelos concelhos de Penamacor, Castelo Branco, Fundão e por Espanha. Situa-se a 286 km de Lisboa. É sede de um dos maiores municípios d [...]
Thumbnails 304X192 2 Sustentabilidade
O Executivo do Município de Idanha-a-Nova assumiu um forte compromisso, desde a realização da Agenda 21 Local, concluída em 2008, em promover o desenvolvimento social, económico e ambiental do conce [...]
COMMON DIVERSITY
Destaque Vinde às Terras da Idanha
5a -banners -plataformas -1920x 936-2
CIMA2024
Idanha Nova   MG CCR_RGB_Color   Geoparque UNESCO Naturtejo   Reserva Biosfera Tejo Internacional