Idanha-a-Nova e a Música
Sustentabilidade
O Executivo do Município de Idanha-a-Nova assumiu um forte compromisso, desde a realização da Agenda 21 Local, concluída em 2008, em promover o desenvolvimento social, económico e ambiental do concelho.
Em 2009 publicou o 1º Relatório de Sustentabilidade com a análise do desempenho da Câmara Municipal relativamente ao ambiente, ao apoio social, à sustentabilidade financeira e à governação e relação com as partes interessadas. Em 2013 prosseguiu este trabalho com a elaboração do 2º relatório.
No que respeita ao desempenho social, o Executivo Municipal tomou uma série de iniciativas que melhoraram o dia-a-dia dos habitantes. Iniciativas dirigidas em especial aos mais carenciados e vulneráveis, sendo de destacar a construção e requalificação de Lares e Casas de Vida Assistida e o Cartão Raiano +65.
A sustentabilidade ambiental mantém-se uma das principais preocupações do Município, sendo aqui realizado de 2 em 2 anos o festival Boom que tem conquistado inúmeros prémios internacionais nesta área, graças às soluções ecologicamente inovadoras que introduz a cada edição.
Para promover o desenvolvimento económico e a inovação foram criadas a Incubadora de Empresas e a Incubadora de Base Rural, de forma o orientar a captação de novos investimentos empresariais para o concelho, bem como a sua integração e acompanhamento.