Idanha-a-Nova Cidade Criativa da Música
Rede de Cidades Criativas da UNESCO,
desde 11 de dezembro de 2015.
Notícias & Agenda
70 anos de música em São Miguel d’Acha em exposição

“A história da música em São Miguel d’Acha é o tema da exposição “Eu hei-de cantar bem alto” que aborda como, nos últimos 70 anos, a música miguelense foi recolhida, cantada e reinterpretada.

A mostra foi inaugurada no domingo, 2 de outubro, e pode ser visitada até 31 de dezembro na Casa da Cultura, em São Miguel d’Acha, concelho de Idanha-a-Nova.

Com curadoria de Mariana Salgueiro, a exposição é organizada pela Confraria do Soventre de São Miguel d’Acha, em colaboração com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia de São Miguel de Acha e Grupo de Cantares da ADEPAC.

Esta exposição conta-nos a história da música que por aqui “(…) acompanhava a monda, o lavar da roupa e a ida para o trabalho, fazia a festa, acalmava os medos ou era uma forma de louvar e expressar crenças religiosas.”.
Desde documentos históricos, indumentária tradicional, instrumentos musicais, fotografias, recortes de imprensa e registos fonográficos, são várias as peças que celebram a tradição musical de São Miguel d’Acha, que ao longo do século XX e XXI mereceu a atenção e estudo por parte de inúmeros investigadores.”

in https://www.facebook.com/MunicipioIdanhaNova

 Exposicao S Miguel

Grupo Rosmaninhal
A vitalidade das tradições quaresmais de Idanha-a-Nova reflete-se, mais uma vez este ano, nos convites endereçados a grupos do concelho para apresentarem os seus cantares em diferentes pontos do país.[...]
Idanha-a-Nova acaba de ser classificada como Cidade da Música, no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.[...]
O Encontro Internacional As Cidades Criativas e a Música, que decorreu entre os dias 26 e 28 de Fevereiro último, em Idanha-a-Nova[...]
Ads 304X150 4
Destaque Vinde às Terras da Idanha

Ads 304X150 5

Idanha Nova   MG CCR_RGB_Color   Geoparque UNESCO Naturtejo   Reserva Biosfera Tejo Internacional