Notícias & Agenda
Dia Internacional da Música
Idanha-a-Nova , Cidade Criativa da Música da UNESCO, celebrou o Dia Internacional da Música, dia 1 de outubro, com várias iniciativas que visam promover a arte e a diversidade musical.
Sob orientação do mestre Alísio Saraiva e com o apoio da Filármónica Idanhense começou neste dia, no Mercado Municipal de Idanha-a-Nova, o Curso de Construção de Viola Beiroa. Respeitando o modelo que era tocado por Manuel Moreira, de Penha Garcia, um dos mais influentes tocadores desta viola, este curso realizar-se-á todos os fins de semana, neste espaço municipal, ao longo de quatro meses.
O Centro Cultural Raiano recebeu o concerto "A Música Popular Tradicional em São Miguel de Acha", pelo grupo Coral Stella Vitae, de Lisboa e pelo Grupo de cantares da ADEPAC de S. Miguel de Acha. O evento celebrou a tradição musical de São Miguel de Acha, num registo que cruza o erudito com o popular e combina novas abordagens entre as componentes coral e instrumental.
Ainda no CCR , na mesma ocasião, foi inaugurada a exposição 'Eu hei-de cantar bem alto - 70 anos de música em São Miguel d’Acha. Com curadoria de Mariana Salgueiro, esta exposição conta-nos a história da música que por aqui “ (…) acompanhava a monda, o lavar da roupa e a ida para o trabalho, fazia a festa, acalmava os medos ou era uma forma de louvar e expressar crenças religiosas.”.
Com um programa inteiramente dedicado a compositores do barroco português, a Orquestra Barroca apresentou-se neste dia, na Igreja de San Andrés, em Zarza La Mayor, Espanha. Solos do Barroco Português, decorreu de mais uma residência artística, realizada entre 29 de setembro e 1 de outubro, pelo CIOB, em Salvaterra do Extremo, com o apoio de Idanha-a-Nova Cidade Criativa da Música.