Idanha-a-Nova Cidade Criativa da Música
Rede de Cidades Criativas da UNESCO,
desde 11 de dezembro de 2015.
Festival
FORA DO LUGAR 2017

FDL2017 Cartaz

6º FORA DO LUGAR - FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICAS ANTIGAS


24 de Novembro a 9 de Dezembro, Idanha-a-Nova, Portugal

" A criação não tem morada ou destino. A criação dos bichos, como nós ou com mais ou menos patas, a criação

dos nossos filhos ou das plantas de folhas e frutos pequenos ou gigantes… A criação não tem latitude ou longitude, coordenadas ou receitas. Algo existe agora no universo que não existia até aqui… estava cá tudo, mas isto não…

Não tem morada porque existe num tecido de todos os tempos e lugares. Não tem destino porque não tem vontade. Acontece independentemente da cor, do espaço, da temperatura ou das estrelas… Acontece de propósito ou sem querer mas acontece mais nuns dias do que noutros… Acontece de dia ou de noite. Depende.

A criação não tem morada mas há lugares mais rápidos e outros mais lentos… Depende. Nos lugares mais lentos, com mais espaço, ar e chão nasce, do nada em que já estava tudo, algo lento. Nos lugares mais rápidos, vistos como num comboio, nasce do nada em que já estava tudo, algo rápido. Ou então não. Ou então vice-versa. O que sabemos é que nalguns lugares o tempo suspende o tempo suficiente para criar… Às vezes é preciso muito, outras pouco…

Criar do tudo um pouco de novo…

A criação pode acontecer onde estamos a contar ou fora do lugar, onde menos esperamos… num lugar onde a criação dos bichos ou das plantas é tão comum como a dos sons, imagens ou movimentos… num lugar onde os rios podem ser cor-de-rosa e as árvores azul bebé, onde as casas são feitas de nuvens e as pedras ocas por dentro, onde os montes se sobem para baixo e descem para cima, onde a água corre para cima e para baixo (conforme) e o chão flutua, onde as pessoas e os bichos riem juntos à noite… num lugar que ferve e a partir do qual nascem árvores e voam aves à velocidade da luz…"

Filipe Faria

Director \ Festival Fora do Lugar \ Arte das Musas

Grupo Rosmaninhal
A vitalidade das tradições quaresmais de Idanha-a-Nova reflete-se, mais uma vez este ano, nos convites endereçados a grupos do concelho para apresentarem os seus cantares em diferentes pontos do país.[...]
Idanha-a-Nova acaba de ser classificada como Cidade da Música, no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.[...]
O Encontro Internacional As Cidades Criativas e a Música, que decorreu entre os dias 26 e 28 de Fevereiro último, em Idanha-a-Nova[...]
Ads 304X150 4
Destaque Vinde às Terras da Idanha

Ads 304X150 5

Idanha Nova   MG CCR_RGB_Color   Geoparque UNESCO Naturtejo   Reserva Biosfera Tejo Internacional