Idanha-a-Nova Cidade Criativa da Música
Rede de Cidades Criativas da UNESCO,
desde 11 de dezembro de 2015.
Festival
Fora do Lugar 2018: Lo còr de la plana

Lo Còr De La Plana

 

Fora do Lugar, Festival Internacional de Músicas Antigas

LO CÒR DE LA PLANA
França

8.12.18 > 21:30
Antiga Sé, Idanha-a-Velha

Manu Theron
Sébastien Spessa
Benjamin Novarino-Giana
Denis Sampieri
Rodin Kaufmann

Lotação: 100 pax
Duração: +-60’

Entrada livre sujeita à lotação das salas.
Por motivos de segurança a porta será encerrada assim que a lotação estiver preenchida. As portas abrem +-30‘ antes do início dos concertos.

Grands espaces: Musiques à danser*

*Espaços amplos: Canções de dança

Antigamente, na área da Occitânia, como em todo o lado, o repertório das cantigas de dança destinava-se ao entretenimento, quando um instrumentista era demasiado caro para os dançarinos. A função do músico não era, então, ser escutado por aquilo que tinha a «dizer», mas entreter e substituir «a música». Poucos cantores, na verdade, aceitavam este exercício com modéstia. Neste concerto, Lo Còr de la Plana aceita esta exigência funcional, desviando-a das «danças populares» para diferentes estéticas musicais, aplicando também os antigos truques inventivos dos executantes de outrora aos estilos musicais dos nossos dias. As canções são, é claro, inspiradas pelo antigo (dança popular) ou moderno (rock, ragga, electro) reportório occitano, e readaptadas a ferramentas musicais concretas: vozes, percussão corporal e pandeiros.


Os textos são criações originais dos membros do coro e oferecem um comentário poético e político sobre as sensações provocadas pela dança. O objectivo é tornar a público sensível à música vocal, bem como estimular aqueles que tendem a adormecer durante os concertos de polifonia!

+info: Fora do Lugar 2018

Grupo Rosmaninhal
A vitalidade das tradições quaresmais de Idanha-a-Nova reflete-se, mais uma vez este ano, nos convites endereçados a grupos do concelho para apresentarem os seus cantares em diferentes pontos do país.[...]
Idanha-a-Nova acaba de ser classificada como Cidade da Música, no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.[...]
O Encontro Internacional As Cidades Criativas e a Música, que decorreu entre os dias 26 e 28 de Fevereiro último, em Idanha-a-Nova[...]
Ads 304X150 4
Destaque Vinde às Terras da Idanha

Ads 304X150 5

Idanha Nova   Centro Cultural Raiano   Geoparque UNESCO Naturtejo   Reserva Biosfera Tejo Internacional