Festival
Fora do Lugar 2018: Lo còr de la plana
Fora do Lugar, Festival Internacional de Músicas Antigas
LO CÒR DE LA PLANA
França
8.12.18 > 21:30
Antiga Sé, Idanha-a-Velha
Manu Theron
Sébastien Spessa
Benjamin Novarino-Giana
Denis Sampieri
Rodin Kaufmann
Lotação: 100 pax
Duração: +-60’
Entrada livre sujeita à lotação das salas.
Por motivos de segurança a porta será encerrada assim que a lotação estiver preenchida. As portas abrem +-30‘ antes do início dos concertos.
Grands espaces: Musiques à danser*
*Espaços amplos: Canções de dança
Antigamente, na área da Occitânia, como em todo o lado, o repertório das cantigas de dança destinava-se ao entretenimento, quando um instrumentista era demasiado caro para os dançarinos. A função do músico não era, então, ser escutado por aquilo que tinha a «dizer», mas entreter e substituir «a música». Poucos cantores, na verdade, aceitavam este exercício com modéstia. Neste concerto, Lo Còr de la Plana aceita esta exigência funcional, desviando-a das «danças populares» para diferentes estéticas musicais, aplicando também os antigos truques inventivos dos executantes de outrora aos estilos musicais dos nossos dias. As canções são, é claro, inspiradas pelo antigo (dança popular) ou moderno (rock, ragga, electro) reportório occitano, e readaptadas a ferramentas musicais concretas: vozes, percussão corporal e pandeiros.
Os textos são criações originais dos membros do coro e oferecem um comentário poético e político sobre as sensações provocadas pela dança. O objectivo é tornar a público sensível à música vocal, bem como estimular aqueles que tendem a adormecer durante os concertos de polifonia!
+info: Fora do Lugar 2018