Idanha-a-Nova Cidade Criativa da Música
Rede de Cidades Criativas da UNESCO,
desde 11 de dezembro de 2015.
Gimme The Beat Documentary

Gimme The Beat Documentary

 

Gimme The Beat Documentary

" Vai ouvir-se o adufe de Monsanto em documentário internacional

As Adufeiras de Monsanto vão figurar no documentário em produção “Gimme The Beat”, um projeto internacional em torno dos instrumentos de percussão que tem percorrido o mundo para registar e dar a conhecer a evolução cultural e artística do ritmo.

O documentário é produzido pelos estúdios K-Train Music Studios, com sede em Vancouver, no Canadá, que enviaram em agosto uma equipa ao concelho de Idanha-a-Nova, para recolher o toque do Adufe, instrumento de percussão identitário deste território.

A escolha da produção recaiu sobre Monsanto, conhecida como a Aldeia mais Portuguesa, onde a equipa do documentário teve a oportunidade de entrevistar a adufeira Amélia Fonseca e gravar os toques e cantares tradicionais das Adufeiras de Monsanto.

“As mulheres de Monsanto honram uma tradição que tem sido transmitida de geração em geração. Sentimo-nos muito gratos por termos tido a possibilidade de conviver com este incrível grupo de mulheres”, referem os responsáveis por este projeto, dirigido por Nicole Rhicard, que consideram a aldeia histórica de Monsanto “o local de gravações favorito até ao momento”.

Para a Câmara Municipal Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO, este documentário é mais um importante reconhecimento internacional do património musical e da vivência singular que a música proporciona neste território, enquanto elemento identitário e um dos principais pilares do seu desenvolvimento económico e coesão social. Cada vez mais, Idanha é um destino de excelência no âmbito das indústrias criativas.

Com estreia prevista para 2020, numa plataforma global de streaming, “Gimme The Beat” é uma serie documental dividida em seis episódios que aborda a evolução do ritmo e dos instrumentos de percussão em vários pontos do mundo, com performances e entrevistas a músicos e investigadores, estando neste momento em fase de produção." Municipio de Idanha-a-Nova

Grupo Rosmaninhal
A vitalidade das tradições quaresmais de Idanha-a-Nova reflete-se, mais uma vez este ano, nos convites endereçados a grupos do concelho para apresentarem os seus cantares em diferentes pontos do país.[...]
Idanha-a-Nova acaba de ser classificada como Cidade da Música, no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.[...]
O Encontro Internacional As Cidades Criativas e a Música, que decorreu entre os dias 26 e 28 de Fevereiro último, em Idanha-a-Nova[...]
Ads 304X150 4
Destaque Vinde às Terras da Idanha

Ads 304X150 5

Idanha Nova   MG CCR_RGB_Color   Geoparque UNESCO Naturtejo   Reserva Biosfera Tejo Internacional