Idanha-a-Nova City of Music
Idanha-a-Nova foi designada a primeira Cidade da Música da UNESCO, em Portugal, como parte da Rede das Cidades Criativas da UNESCO.
Idanha-a-Nova vive ao ritmo da música: aposta em infraestruturas, investiga profundamente as suas tradições, acolhe um número raro e diversificado de grupos tradicionais promovendo, ao longo do ano, uma quantidade impressionante de eventos ligados à música, desde a eletrónica mais moderna aos sons tradicionais, passando pelo registo erudito, num contexto de experiências extraordinariamente diversificado e transversal a todo o território.
A classificação da UNESCO é um reconhecimento e um estímulo, que irá reforçar a estratégia de desenvolvimento do concelho, estimulando a criação de riqueza e emprego e contribuindo para a fixação e captação de população.
Idanha-a-Nova afirma-se, assim, enquanto destino de excelência no âmbito das indústrias criativas e parceiro de exceção na troca de experiências e conhecimentos com várias cidades nacionais e internacionais, abrindo um precedente extraordinário ao consagrar o reconhecimento do valor das capacidades de desempenho dos territórios rurais, de pequena dimensão/ baixa densidade, a uma escala global.
Idanha-a-Nova é Cidade Criativa da Música da UNESCO, desde 2015.