Idanha-a-Nova Cidade Criativa da Música
Rede de Cidades Criativas da UNESCO,
desde 11 de dezembro de 2015.
Musicoterapia

Musicoterapia

 

Musicoterapia - Workshop

“A música é a arte mais direta. Ela entra no ouvido, vai para o coração e manifesta-se na alma” – Crys Rangel

24 de Março 2018 |10:00 - 18:00

Uma iniciativa da Filarmónica Idanhense com o apoio do Município de Idanha-a-Nova - Idanha-a-Nova City of Music.

O ser humano é um ser musical. A música é uma necessidade humana e manifesta-se em nós de diferentes formas tornando-nos pessoas mais felizes! Com este workshop Ana Matos pretende mostrar através de vivências musicais que, seja a nível pessoal ou profissional, a música está ao alcance de todos. Independentemente de possuirmos conhecimentos musicais ou “jeito para a música” todos nós podemos fazer música e experimentá-la positivamente. E de uma forma simples e criativa através de diferentes experiências musicais podemos alcançar bem-estar ou levar aos outros esse mesmo bem-estar.

OBJETIVOS
A participação neste workshop permite aos formandos realizar e experienciar diversas dinâmicas musicais, adequadas a qualquer idade, bem como em casos de demência e diferentes patologias. Os objetivos são tornar a música acessível a todos, bem como fornecer ideias e exemplos de dinâmicas facilmente aplicáveis em contexto individual ou grupal.

METODOLOGIA
Tendo em conta uma metodologia expositiva, demonstrativa e ativa, pretende-se que os formandos sejam capazes de: Adquirir conhecimentos teóricos sobre musicoterapia; Adquirir competências que lhes permitam usar a música como ferramenta de trabalho; Experimentar dinâmicas musicais e musicoterapêuticas; Usar a música de forma dinâmica e criativa; Perceber a Música na sua vertente terapêutica e distingui-la da sua utilização noutras vertentes.
Este workshop tem uma forte componente prática e experiencial.

DESTINATÁRIOS
Profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e intervenção social, tais como: terapeutas ocupacionais, psicólogos, professores de educação especial, terapeutas da fala, animadores socioculturais, educadores de infância, professores de educação musical, entre outros.

SÍNTESE PROGRAMÁTICA
* O papel da música no ser humano;
* Introdução à Musicoterapia: conceito, definição e princípios;
* Dinâmicas musicais: áreas envolvidas, benefícios conseguidos;
* Os instrumentos: musicais e outros, suas funções;
* Canções: a importância do canto, canções de boas vindas e despedida;
* Exemplos práticos e realização de dinâmicas:
* para grávidas e bebés
* para crianças
* para idosos
* nas NEE

FORMADORA
Ana Matos
Musicoterapeuta, Psicóloga, Formadora, Pianista.Pós-Graduada em Musicoterapia pela ESE Porto/Universidade de Cádiz. Membro fundador da Mutept Associação de Musicoterapeutas, Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos. Dinamiza formações desde 2010.

CERTIFICADO
Os formandos terão acesso a um certificado de frequência da formação, emitido pela ZenSenses, desde que frequentem o total da carga horária.

CUSTO
55€ (+IVA)

+info:http://www.zensenses.org/evento/musicoterapia-idanha-a-nova/

 

 

 

 

 

Grupo Rosmaninhal
A vitalidade das tradições quaresmais de Idanha-a-Nova reflete-se, mais uma vez este ano, nos convites endereçados a grupos do concelho para apresentarem os seus cantares em diferentes pontos do país.[...]
Idanha-a-Nova acaba de ser classificada como Cidade da Música, no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.[...]
O Encontro Internacional As Cidades Criativas e a Música, que decorreu entre os dias 26 e 28 de Fevereiro último, em Idanha-a-Nova[...]
Ads 304X150 4
Destaque Vinde às Terras da Idanha

Ads 304X150 5

Idanha Nova   Centro Cultural Raiano   Geoparque UNESCO Naturtejo   Reserva Biosfera Tejo Internacional