Projecto Cancioneiro Sefardita
"As investigações levadas a cabo corroboram a presença histórica das comunidades judaicas no território do Município de Idanha-a-Nova, das quais permanecem inúmeros vestígios, com destaque para a Rua da Judiaria em Medelim, possivelmente ligada à Judiaria de Monsanto. Trata-se de um património histórico e cultural multifacetado com um elevado potencial que abre novas linhas de investigação, cujas referências ainda são perceptíveis, merecendo ser salvaguardadas e valorizadas.
Entre estas, a música assume um lugar de especial relevo, pois são indubitáveis os traços da partilha feita ao longo do tempo. Sem fazer caso de fronteiras políticas e culturais, estamos aqui perante um património comum às tradições judaica, cristã e muçulmana. Um legado que serve de suporte à proposta do projecto Noa Noa, que chega até nós num eco magistral do esplendor das três culturas peninsulares."
Patrícia Dias e Paulo Longo Município de Idanha-a-Nova | Divisão de Cultura (O Município de Idanha-a-Nova integra a Rede das Judiarias de Portugal desde 2014)
+info: https://www.artedasmusas.com/store/palavricasdamor