Idanha-a-Nova Cidade Criativa da Música
Rede de Cidades Criativas da UNESCO,
desde 11 de dezembro de 2015.
Salva a Terra - Ecofestival 2019

Salvaaterra -facebook -posts3

 

Directos ao assunto: o Salva a Terra, ecofestival bienal, que se realiza em Salvaterra do Extremo, em pleno Parque Natural do Tejo Internacional, concelho de Idanha-a-Nova, confrontou-se de repente com o lado B da sua essência: a preservação.
Enquanto espécie raríssima de festival, em si um ecossistema criativo de diversidade, já considerado o festival mais ecológico dos festivais, deu consigo na pele de uma espécie ameaçada.
Uma experiência radical, de naturezas várias, de sobrevivência, daquelas que de novo nos obrigam a encontrar a origem para num futuro sustentável reencontrar o essencial. O essencial é a função do festival. O essencial é a biodiversidade. Salva a Terra é o essencial, essencial a ecologia, essencial o festival. Que sentido faria não proteger a sua espécie?
Circunstâncias extraordinárias, exigem outras. A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova agiu em conformidade com a preservação do festival, assegurando a sua edição de 2019. O Salva a Terra será assim extraordinário de várias maneiras, com a sua função, a energia e a identidade intactas, em coorganização do município de Idanha, União das Freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo e, óbvio dos óbvios, a Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza).
Concertos, cinema, passeios pedestres, educação ambiental, conferências, bailes, animação de rua. A causa gera sinergias. Todos os lucros revertem para os Centros de Estudo e Recuperação de Animais Selvagens da Quercus. Para a preservação da biodiversidade. Que será sempre a natureza deste festival.
Salva a Terra - Ecofestival 2019 | Idanha-a-Nova City of Music
Grupo Rosmaninhal
A vitalidade das tradições quaresmais de Idanha-a-Nova reflete-se, mais uma vez este ano, nos convites endereçados a grupos do concelho para apresentarem os seus cantares em diferentes pontos do país.[...]
Idanha-a-Nova acaba de ser classificada como Cidade da Música, no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.[...]
O Encontro Internacional As Cidades Criativas e a Música, que decorreu entre os dias 26 e 28 de Fevereiro último, em Idanha-a-Nova[...]
Ads 304X150 4
Destaque Vinde às Terras da Idanha

Ads 304X150 5

Idanha Nova   MG CCR_RGB_Color   Geoparque UNESCO Naturtejo   Reserva Biosfera Tejo Internacional