Um reflexo singularmente brilhante
ARMINDO JACINTO PRESIDENTE \MUNICÍPIO DE IDANHA-A-NOVA
Um reflexo singularmente brilhante
Por terras de Idanha, tempo e espaço oscilam de 22 de novembro a 7 de dezembro. Ao longo dos dias, reescrevem-se conceitos e descobrem-se locais e histórias no "lugar mais bonito do mundo".
Cada olhar renovado descobre um inesperado mundo rural, onde a cultura floresce a cada dia que passa. A música dá o mote, num evento que vai mais além e se converte numa experiência única do lugar. É o sabor da terra, uma terra que se revela, se reinventa e persiste em trilhar um caminho feito de legados, mas de rosto voltado para o futuro. Certamente por isso, na cumplicidade de uma identidade partilhada, Idanha-a-Nova e o Fora do Lugar se entendem tão bem.
A partilha é um princípio orientador de Idanha, mais ainda enquanto Cidade Criativa da UNESCO na Música, onde a criatividade, a inovação, a sustentabilidade e a participação social assumem uma dimensão global. Os nossos objectivos e preocupações não são apenas nossos, mas de todos. E, neste ponto, o Fora do Lugar é um reflexo singularmente brilhante, espécie de feixe orientador, que leva Idanha pelo mundo, estimulando um olhar atento sobre o papel crucial a desempenhar pela ruralidade nos dias de hoje.
E hoje, como ontem, o desafio está lançado. As terras de Idanha convidam todos à sua (re)descoberta através da lente especial do Fora do Lugar que, no fim de contas, é também a sua. O prazer da vinda é mútuo. Bem hajam!