Idanha-a-Nova e a Música
Música
Desde 2001, que, na sua estratégia de política cultural, o Município de Idanha-a-Nova considera o registo da música antiga como um elemento estrutural nas suas linhas de programação anuais e plurianuais.
Existem diversos grupos de música tradicional espalhados pelas freguesias do concelho de Idanha-a-Nova, a maioria ligados ao instrumento adufe:
- Tapori - Grupo de bombos de Aldeia de Sta. Margarida
- Grupo de Cantares de aldeia de Sta. Margarida
- Ajidanha - Associação de Jovens de Idanha-a-Nova
- Carpetuna e Adufotuna - tunas da ESGIN - Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
- Adufeiras de Idanha-a-Nova | Rancho Folclórico de Idanha-a-Nova
- Ciranda – Grupo de cantares tradicionais de Idanha-a-Nova
- Raia dos Sonhos - Grupo de Bombos do Ladoeiro
- Rancho Folclórico do Ladoeiro
- Grupo de Cantares Tradicionais de Medelim
- Adufeiras de Monsanto
- Rancho Folclórico de Monsanto
- Adufes e Cantares de Oledo
- Rancho Folclórico de Penha Garcia
- Tuna da Zebreira
- Saca Sons – Grupo de Toques e Cantares Tradicionais da Zebreira
- Secção Cultural Grupo de Cantares de Segura
- Secção Cultural Adufeiras das Soalheiras (Rosmaninhal)
- Modas e Adufes de Proença-a-Velha
- Grupo de Cantares Tradicionais de S. Miguel d'Acha
- Grupo de Cantares de Toulões Modas de d'Antes
As Adufeiras de Monsanto são um grupo de raízes populares, que têm por objectivo preservar e divulgar o riquíssimo património tradicional de Monsanto, aldeia histórica de Idanha-a-Nova, através dos seus trajes, cantares e tocares do típico Adufe.
Vivendo essencialmente para abrilhantar festas e romarias da sua zona de influência do concelho de Idanha-a-Nova, a Filarmónica Idanhense é a única colectividade do género existente com um corpo de executantes que supera hoje os 50 elementos, com idades entre os 8 e os 74 anos.
O agrupamento profissional Concerto Ibérico Orquestra Barroca (CIOB) emerge da dinâmica cultural de sucesso desenvolvida pela MAAC (associação cultural sem fins lucrativos) na Beira Interior. Herdeiro directo do anteriormente desenvolvido pelo Projecto de Orquestra Barroca, o Concerto Ibérico é constituído por alguns dos melhores músicos especializados na prática interpretativa de música antiga em Portugal e Espanha, selecionados em provas públicas.
Têm sido sido realizados cursos internacionais de música antiga (CIMA) que oferecem aulas de excelência, masterclasses e palestras em locais históricos do concelho de Idanha-a-Nova e Castelo Branco.
A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova aposta forte nas festividades da Semana Santa, tendo lançado uma agenda dedicada às celebrações Pascais e um curso dedicado à Religiosidade Popular – Mistérios da Páscoa.
Promover a cultura e o património do concelho de Idanha-a-Nova é o objetivo do evento Fora do Lugar, festival anual cuja 1ª edição foi em 2012, de entrada livre, que decorre em palcos pouco habituais tais como capelas, igrejas, lagares, casas familiares históricas, casas do povo, fábricas agrícolas desativadas, palacetes oitocentistas e outros espaços culturais.
O Boom Festival, um dos mais importantes festivais de música eletrónica do mundo, que acolheu, em 2012, 26 mil pessoas de 112 países. Numa área de 140 hectares, o festival recebe artistas de várias vertentes durante dez dias, 24 horas por dia. Cruza diferentes formas de arte tais como a música, a pintura, o graffiti, os multimédia, as instalações, a land art, o teatro, o cinema, as performances, o live painting e a vídeo arte, com mais de 800 artistas em simultâneo no recinto.